quarta-feira, 13 de junho de 2018

Concurso Media@ção



A biblioteca desafiou um grupo de alunos do 7º A a participar num concurso promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM) em parceria com a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Fundação PT (FPT) e o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027). 


O concurso, chamado de Media@ção, pretende contribuir para fomentar nos alunos o uso crítico, responsável e criativo dos media, bem como o exercício da liberdade de expressão.


Ao concurso puderam candidatar-se alunos de escolas públicas, privadas e cooperativas, de ensino básico e
secundário, bem como de escolas profissionais e os trabalhos apresentados foram agrupados em duas categorias:
- da autoria de alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico;
- da autoria de alunos do 3º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e do ensin profissional.


Para serem elegíveis, os trabalhos a concurso tinham de ser individuais ou em grupo, com o máximo de 3 alunos. Por outro lado, tinham de ser obras originais, não sendo admitidas cópia de trabalhos já existentes. Por fim, os trabalhos tinham de versar os seguintes temas:

i. Para a categoria do 1º e 2º ciclos do ensino básico: “Há vida para além da televisão, dos videojogos e da Internet”;

ii. Para a categoria de 3.o ciclo do ensino básico e secundário: “Como lidar com asnotícias falsas (fake news)”; 



Os alunos teriam de apresentar os seus trabalhos obedecendo a uma narrativa, podendo ser apresentados sob a forma de vídeo, podcast ou spot publicitário.

Os nossos alunos aceitaram este desafio com todo o empenho e conceberam um video que lhes valeu uma menção honrosa e nos deixou verdadeiramente embevecidos.

Ora vejam lá os nossos alunos em grande:



Parabéns, portanto, à Daniela Tavares, à Beatriz Moreira e ao Daniel Duarte. Os nossos agradecimentos ao nosso coordenador da biblioteca, professor João Alves dos Reis, que filmou os nossos alunos e os guiou na excelência!

Sem comentários:

Publicar um comentário