sexta-feira, 5 de junho de 2020

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE em 3 momentos

Deixo-vos aqui três partes do mesmo problema. Lutemos todos, pais, alunos, professores e educadores, famílias, políticos, responsáveis associativos, empresários, industriais, todos, para que o planeta Terra tenha futuro e, com ele, tenham futuro as novas gerações. Cada gesto nosso conta, na imensidão de maus tratos que temos dado a quem nos acolhe e nos alimenta. Está na hora de retribuirmos com um pouco de nós, da nossa menor pressa, no nosso menor egoísmo, da nossa menor vontade de pensar no amanhã. Quando pensamos no ambiente, pensamos em nós e nos outros. Mas não basta pensar, é preciso agir depressa, sob pena de estarmos a arriscar a sobrevivência da espécie humana.



DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Hoje, dia 5 de junho de 2020, comemora-se o DIA MUNDIAL DO AMBIENTE. Este dia foi criado com o objetivo de sensibilizar a população mundial a implementar práticas que ajudem a preservar o nosso meio ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado no dia 5 de Junho de 1972, durante a Conferência de Estocolmo. Foi a primeira vez que se organizou uma Conferência das Nações Unidas para falar sobre o meio ambiente. Este encontro teve como principal objetivo sensibilizar os países e a população em geral, de modo a alterar a forma como vemos e tratamos as questões ambientais, estabelecendo princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

O que é que podemos fazer para ajudar a preservar o meio ambiente?

Sozinhos não conseguimos salvar o planeta, mas se todos fizermos pequenos gestos que ajudam a preservar o meio ambiente, já estamos a contribuir para que a Terra seja um melhor planeta para as futuras gerações. 

Aqui ficam algumas sugestões: 
- Preservar as matas, pois nas épocas de maior calor são afetadas pelos fogos. É importante ter cuidado, especialmente nessa altura, de não fazer queimadas e manter as matas limpas. 
- Cuidar dos rios, lagos e mar, tendo o cuidado de nunca deitar lixo nestes locais. 
- Cuidar dos animais, das plantas e dos jardins. 
- Nunca pescar em épocas de reprodução e ter o cuidado de pescar apenas a quantidade permitida. É importante também não realizar caça ilegal. 
- Proteger os animais selvagens e as espécies em vias de extinção. 
- Nunca deitar lixo no chão e sempre que for possível reciclar, reutilizar e reaproveitar. 
- Quando fores à praia, não deixes lixo. Podes ajudar a mantê-la limpa deitando fora algum do lixo que lá foi deixado. 
- Reduzir o consumo de água utilizando métodos como diminuir o tempo do banho e armazenar a água da chuva, reaproveitando-a para regar as plantas. Evitar o consumo excessivo de eletricidade, desligando sempre os aparelhos elétricos que não estejas a utilizar e desligar as luzes das divisões da casa em que não esteja ninguém.


quarta-feira, 27 de maio de 2020

RESULTADOS NACIONAIS DO CONCURSO "MIÚDOS A VOTOS"

Neste link podemos consultar os resultados nacionais do concurso "Miúdos a Votos". A biblioteca congratula-se e agradece a todos alunos, pais e encarregados de educação, professores e assistentes operacionais que, em tempo de confinamento e com votação online, deram a este agrupamento o "título" de participação. Dos cinco agrupamentos de escolas do concelho de Santa Maria da Feira, foi neste onde mais se votou. Contribuímos, assim, para o sucesso da votação nacional que, pela primeira vez, decorreu inteiramente online. Ainda que em cima do acontecimento, soubemos mobilizar-nos para conseguir este feito que, não atribuindo qualquer prémio, nos enche de orgulho. Bem ajam.


Neste vídeo, pode ser vista a cerimónia da Festa Final do concurso Míudos a Votos 2019/2020, com a divulgação dos resultados finais, por ciclo.



Para o ano há mais! Mais livros, mais participação, mais alegria e, sobretudo, MAIS LEITURAS.

terça-feira, 26 de maio de 2020

FESTA FINAL DE MIÚDOS A VOTOS em direto no site da VISÃO JÚNIOR

A Visão Júnior e a Rede de Bibliotecas convida-no/a a assistir à festa final de Miúdos a Votos, em que serão revelados os resultados das eleições nacionais, nas quais votaram mais de 16 mil alunos de todo o país, incluindo muitos do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe, que mais uma vez, e pelo terceiro ano consecutivo, se associou a esta iniciativa. A festa pode ser vista, em direto, no site da revista Visão Júnior, às 18 horas, clicando no link que está ao fundo, a seguir ao cartaz promocional.


LINKS para visualizar a FESTA FINAL DE MIÚDOS A VOTOS

ou

quinta-feira, 23 de abril de 2020

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

A Leitura e o Livro no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


O ato de ler não se resume à mecânica de juntar símbolos ou carateres para lhe conferir um sentido. O processo inicial é esse: descodificar uma mensagem transformando-a em algo entendível. Porém esse processo terá, inevitavelmente, de ir mais longe. Não basta a existência de um autor, de uma mensagem, de um leitor. A descodificação da mensagem só é válida com a compreensão da mesma, mobilizando conhecimento e aprendizagem.
A leitura enquanto fonte de conhecimento, é um ato tão ancestral quanto necessário à nossa aprendizagem e formação como cidadãos de pleno direito. Enquanto testemunho oral da palavra escrita, capacita o ser humano para a compreensão do mundo.
Esta compreensão do mundo passa, necessariamente, pela existência do livro, esse magnífico objeto que nos faz sonhar, viajar, imaginar… E o livro é tantas vezes o nosso refúgio, a nossa “casa da árvore”, onde, recriando inúmeras personagens, partimos à conquista do mundo. Esta extraordinária máquina do tempo existe há muitas centenas de anos e, curiosamente, as suas caraterísticas iniciais, mantêm-se quase inalteráveis.
É verdade que, nos últimos anos, o livro tem adquirido novas formas, tomando novos caminhos pela imensidão do espaço tecnológico, mas a magia do desconhecido, o apelo da página seguinte e o convívio com princesas, feiticeiros, dragões e cavaleiros, monstros fantásticos e abismos profundos, terras do nunca e de ninguém, planetas daqui e mais além, são, e sempre serão, a marca indelével do livro enquanto objeto inseparável da vida de quem, ainda, tem tempo e espaço para sonhar.
Honremos quem escreve e que lê, inseparáveis na sua condição de dar sentido ao livro que se abre diante dos nossos olhos, porque um sem o outro são como a palavra sem voz.

O Professor Bibliotecário
João Reis

Deixo-vos, também, neste dia, dois vídeos muito interessantes. O primeiro fala-nos da evolução do livro e o segundo, partindo do livro, fala-nos de leituras... lendo!





quinta-feira, 2 de abril de 2020

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Comemora-se hoje, dia 2 de abril de 2020, tal como sucede todos os anos, na mesma data, o Dia Internacional do Livro Infantil.
Esta data, celebrando o LIVRO INFANTIL, é um evento internacional e comemora-se a 2 de abril, por ter sido a dia de nascimento, no ano de 1805, do famoso escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de histórias e contos tão conhecidos como: "A Pequena Sereia", "O Soldadinho de Chumbo", "O Patinho Feio" ou "A Pequena Vendedora de Fósforos", entre outros.
Desde 1967 que o Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (IBBY, International Board on Books for Young People), instituiu o Dia Internacional do Livro Infantil com o objetivo de despertar o amor pela leitura e celebrar os livros infantis.




quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Concurso Nacional de Leitura - Fase Concelhia


Decorreu no passado dia 10 de fevereiro de 2020, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura. Na fase escolar, ficaram apurados os alunos Leonardo Torres e Tomás Preto, do 6.º ano, turma A, em representação do 2.º ciclo e as alunas Matilde Castanheira e Fabiana Fonseca, em representação do 3.º ciclo.



Foi uma tarde de convívio e leituras entre os diferentes alunos apurados, de todas as escolas do concelho. Após uma prova escrita, online, composta por questões de escolha múltipla, foram apurados 4 alunos de cada ciclo. Em palco, estes “campeões da leitura”, leram um pequeno texto retirado de cada um dos livros selecionados para cada ciclo e responderam a uma questão do júri, que apelava à sua imaginação e à organização do seu discurso.


Para nós, Agrupamento de Escolas de Argoncilhe, a participação nesta fase teve um saldo bastante positivo: o aluno Leonardo Silva, do 6.ºA será um dos representantes do 2.º ciclo, do concelho de Santa Maria da Feira, na fase intermunicipal, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Gaia, a 17 de março de 2020. Para todos os nossos parabéns.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Semana dos Afetos

Esta semana festejamos os afetos na nossa escola!



A nossa biblioteca não quis deixar de participar e instalamos um marco de correio para troca de cartinhas de amor e amizade!

Na próxima sexta feira faremos a distribuição das cartinhas pelas salas de aula. 
Aqui, uma das alunas a entregar a sua carta.