quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Concurso Nacional de Leitura



Hoje decorreu a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Os alunos responderam a um questionário online, aqui, na nossa biblioteca. 

No primeiro ciclo, o questionário incidiu sobre o conto de Hans Christian Andersen Os Cisnes Selvagens e no segundo ciclo sobre o livro de Valter Hugo Mãe, O Paraíso São os Outros.

Os vencedores ainda não foram apurados. Para a semana damos notícias!


Visita Autor André Fernandes


É prática comum de uma biblioteca escolar convidar autores consagrados, ou não, a apresentarem as suas obras e dialogarem com turmas sobre as suas produções literárias. Com esta atividade pretende-se desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, aproximando o autor dos leitores, e criando, dessa forma, relações de cumplicidade e afeto, potenciadoras do prazer de ler.

Assim, para cumprir esse objetivo, a nossa biblioteca convidou o autor André Fernandes que nos veio explicar o processo de criação dos seus Tia Guida A vida é uma escola

André Fernandes nasceu a 1 de Fevereiro de 1991, em Lisboa. Aos 21 anos de idade, licenciou-se em Ciências da Comunicação através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.   A sua primeira obra, Tia Guida, foi publicada um ano depois.

No seu livro Tia Guida, o autor aborda a temática dos doentes com cancro e a forma como isso afeta família e cuidadores. Os dotes de excelente orador e a temática sensível provocaram nos alunos ouvintes uma torrente de emoções e, dessa forma, prendeu a atenção dos presentes de forma absolutamente encantadora.

Alunos e professores sentiram uma empatia tal que o autor teve dificuldade em finalizar a sua palestra. Um momento verdadeiramente mágico!


Hallowe'en

Festejamos, mais uma vez, o Hallowe'en, como não podia deixar de ser, dada a popularidade que esta efeméride tem entre os nossos alunos.

Desta vez, a Biblioteca Animada contou com a participação dos alunos para realizarmos um concurso de estátuas horríveis vivas.
No dia e hora marcada, 31 de outubro, os nossos alunos comportaram-se como verdadeiras estátuas vivas, aterrorizando a multidão de curiosos, que acorreu, em força, à nossa biblioteca.

Foi um momento assustador e divertido.
Até para o ano, estátuas horríveis!