segunda-feira, 23 de dezembro de 2013


A equipa da Biblioteca deseja a todos os leitores 
um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Terra dos Sonhos


Numa iniciativa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, nomeadamente do pelouro da Educação que endereçou às escolas do agrupamento um convite para dar cor à Terra dos Sonhos. Publicamos, aqui, as diferentes criações dos nossos jovens, por escola.


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

FEIRA do LIVRO

Visita a Feira do Livro!

Encontrarás muitos livros, com temas diversos, para diferentes idades e a preços convidativos!
A Feira estará aberta entre os dis 11 e 17 de dezembro, no período letivo e 6ª feira à noite, para a comunidade educativa.
Vem!!!
Quem sabe se encontrarás a prenda ideal para ofereceres a alguém especial, neste Natal!!!


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DEZ+A+FIO DEZEMBRO

Workshop “Ilustração Criativa”


Numa iniciativa do Clube de Leitura e Escrita Criativa, da responsabilidade da docente Isabel Mendes, e em parceria com a Biblioteca, o “nosso espaço” recebeu, nos dias 21 e 28 de novembro, o workshop Ilustração Criativa, dinamizado por Rita Mendes. A iniciativa, aberta a um número máximo de inscrições teve uma adesão que superou as espetativas iniciais e revelou-se um êxito junto de todos os que puderam experimentar construir no papel o seu imaginário. Inicialmente programada para decorrer apenas no dia 21, entre as 16:15 h. e as 17:00h., foi agendada mais uma sessão para o dia 28. 

Visita da Escritora Manuela Mota Ribeiro

     
Tivemos, mais uma vez, a presença da escritora Manuela Mota Ribeiro, na EB/JI de Souto, Nogueira da Regedoura. Desta vez a Escritora apresentou de forma bastante interessante o conto “O Kiko, o dentinho de leite” e a “ Rosinha, uma ursinha feliz”. Além disso abordou também outros contos, mas de forma mais superficial. No final da apresentação, os alunos colocaram questões à escritora e houve uma sessão de autógrafos.
Foi um momento muito agradável e importante para a promoção da leitura!...













O Dia da Floresta Autóctone


 Plantar leituras e histórias

No passado Sábado, dia 23 de novembro, comemorou-se o dia da floresta autóctone. Na EB de Argoncilhe, e por iniciativa do Clube Eco-Escolas, a data foi assinalada no dia 25 de novembro, através da plantação de duas árvores de origem “bem portuguesa”: o pinheiro manso e o freixoEm parceria com a biblioteca, os promotores do evento entenderam que a atividade deveria ser coroada com a leitura de uma história, na biblioteca, alusiva à temática da floresta. Perante uma plateia interessada e atenta foi lida pelo professor bibliotecário a história “Uma Nova Camada de Folhas”, retirada da coleção Biblioteca de Valores.







Dia das Bibliotecas Escolares


Nas Bibliotecas do 1.º ciclo, Arraial e Souto, também se festejou o Dia das Bibliotecas Escolares.Os alunos participaram no passatempo "descobre a personagem...". Houve, também, uma exposição de livros existentes nas bibliotecas e ainda a divulgação do Dia das Bibliotecas Escolares, na Rádio Clube da Feira, pelos professores bibliotecários.







quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dia das Bibliotecas Escolares


Inserido no mês das Bibliotecas Escolares, comemorou-se no dia 28 de outubro, o Dia das Bibliotecas Escolares com duas iniciativas que mereceram dos nossos alunos uma atenção redobrada, a julgar pelo número elevado de participantes. Com uma dessas iniciativas pretendia-se que os alunos criassem um slogan que publicitasse a biblioteca, enquanto que a outra apelava a um conhecimento mais profundo dos livros e das histórias, algumas delas lidas já pelos alunos em contexto de sala de aula. Neste concurso/passatempo os alunos teriam de adivinhar o(s) livro(s) de onde haviam sido retiradas determinadas páginas expostas num placard, numa rúbrica denominada “Página Procura Livro”. Com a ajuda dos nossos alunos todas as páginas encontraram os respetivos livros… e viveram felizes para sempre.

Aqui deixamos as frases e os vencedores das iniciativas.

A biblioteca é um sítio tão interessante quanto mágico. É uma autêntica aventura. Autor desconhecido

Quando entramos na biblioteca sentimos uma onda de sabedoria e alegria. Mariana 6.ºA

A biblioteca é um lugar onde podemos ler, escrever e sobretudo aprender! É fantástica! Marisa Carvalho 6.ºA

"Página procura livro":


2.º ciclo – Mafalda Guimarães, 6.ºA

3.º ciclo – Gabriela Moreira, 9.ºD