quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Terra dos Sonhos
Numa iniciativa da Câmara
Municipal de Santa Maria da Feira, nomeadamente do pelouro da Educação que endereçou às escolas do
agrupamento um convite para dar cor à Terra dos Sonhos. Publicamos, aqui,
as diferentes criações dos nossos jovens, por escola.
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
FEIRA do LIVRO
Visita a Feira do Livro!
A Feira estará aberta entre os dis 11 e 17 de dezembro, no período letivo e 6ª feira à noite, para a comunidade educativa.
Vem!!!
Quem sabe se encontrarás a prenda ideal para ofereceres a alguém especial, neste Natal!!!
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Workshop “Ilustração Criativa”
Numa iniciativa do Clube de
Leitura e Escrita Criativa, da responsabilidade da docente Isabel Mendes, e em
parceria com a Biblioteca, o “nosso espaço” recebeu, nos dias 21 e 28 de
novembro, o workshop Ilustração Criativa, dinamizado por Rita Mendes. A
iniciativa, aberta a um número máximo de inscrições teve uma adesão que superou
as espetativas iniciais e revelou-se um êxito junto de todos os que puderam
experimentar construir no papel o seu imaginário. Inicialmente programada para
decorrer apenas no dia 21, entre as 16:15 h. e as 17:00h., foi agendada mais
uma sessão para o dia 28.
Visita da Escritora Manuela Mota Ribeiro
Tivemos, mais uma vez, a presença da
escritora Manuela Mota Ribeiro, na EB/JI de Souto, Nogueira da Regedoura. Desta
vez a Escritora apresentou de forma bastante interessante o conto “O Kiko, o
dentinho de leite” e a “ Rosinha, uma ursinha feliz”. Além disso abordou também
outros contos, mas de forma mais superficial. No final da apresentação, os
alunos colocaram questões à escritora e houve uma sessão de autógrafos.
Foi um momento muito
agradável e importante para a promoção da leitura!...
O Dia da Floresta Autóctone
No passado Sábado, dia 23 de novembro, comemorou-se o dia da floresta autóctone. Na EB de Argoncilhe, e por iniciativa do Clube Eco-Escolas, a data foi assinalada no dia 25 de novembro, através da plantação de duas árvores de origem “bem portuguesa”: o pinheiro manso e o freixo. Em parceria com a biblioteca, os promotores do evento entenderam que a atividade deveria ser coroada com a leitura de uma história, na biblioteca, alusiva à temática da floresta. Perante uma plateia interessada e atenta foi lida pelo professor bibliotecário a história “Uma Nova Camada de Folhas”, retirada da coleção Biblioteca de Valores.
Dia das Bibliotecas Escolares
Nas Bibliotecas do 1.º ciclo, Arraial e Souto, também se festejou o Dia das Bibliotecas Escolares.Os alunos participaram no passatempo "descobre a personagem...". Houve, também, uma exposição de livros existentes nas bibliotecas e ainda a divulgação do Dia das Bibliotecas Escolares, na Rádio Clube da Feira, pelos professores bibliotecários.
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Dia das Bibliotecas Escolares
Inserido no mês das Bibliotecas
Escolares, comemorou-se no dia 28 de outubro, o Dia das Bibliotecas Escolares
com duas iniciativas que mereceram dos nossos alunos uma atenção redobrada, a
julgar pelo número elevado de participantes. Com uma dessas iniciativas
pretendia-se que os alunos criassem um slogan que publicitasse a biblioteca,
enquanto que a outra apelava a um conhecimento mais profundo dos livros e das
histórias, algumas delas lidas já pelos alunos em contexto de sala de aula.
Neste concurso/passatempo os alunos teriam de adivinhar o(s) livro(s) de onde
haviam sido retiradas determinadas páginas expostas num placard, numa rúbrica
denominada “Página Procura Livro”. Com a ajuda dos nossos alunos todas as
páginas encontraram os respetivos livros… e viveram felizes para sempre.
Aqui deixamos as frases e os
vencedores das iniciativas.
A biblioteca é um sítio tão interessante quanto mágico. É uma autêntica
aventura. Autor desconhecido
Quando entramos na biblioteca sentimos uma onda de sabedoria e alegria.
Mariana 6.ºA
A biblioteca é um lugar onde podemos ler, escrever e sobretudo
aprender! É fantástica! Marisa Carvalho 6.ºA
"Página procura livro":
"Página procura livro":
2.º ciclo – Mafalda Guimarães, 6.ºA
3.º ciclo – Gabriela Moreira, 9.ºD
Subscrever:
Mensagens (Atom)


