Numa iniciativa do Clube de
Leitura e Escrita Criativa, da responsabilidade da docente Isabel Mendes, e em
parceria com a Biblioteca, o “nosso espaço” recebeu, nos dias 21 e 28 de
novembro, o workshop Ilustração Criativa, dinamizado por Rita Mendes. A
iniciativa, aberta a um número máximo de inscrições teve uma adesão que superou
as espetativas iniciais e revelou-se um êxito junto de todos os que puderam
experimentar construir no papel o seu imaginário. Inicialmente programada para
decorrer apenas no dia 21, entre as 16:15 h. e as 17:00h., foi agendada mais
uma sessão para o dia 28.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Visita da Escritora Manuela Mota Ribeiro
Tivemos, mais uma vez, a presença da
escritora Manuela Mota Ribeiro, na EB/JI de Souto, Nogueira da Regedoura. Desta
vez a Escritora apresentou de forma bastante interessante o conto “O Kiko, o
dentinho de leite” e a “ Rosinha, uma ursinha feliz”. Além disso abordou também
outros contos, mas de forma mais superficial. No final da apresentação, os
alunos colocaram questões à escritora e houve uma sessão de autógrafos.
Foi um momento muito
agradável e importante para a promoção da leitura!...
O Dia da Floresta Autóctone
No passado Sábado, dia 23 de novembro, comemorou-se o dia da floresta autóctone. Na EB de Argoncilhe, e por iniciativa do Clube Eco-Escolas, a data foi assinalada no dia 25 de novembro, através da plantação de duas árvores de origem “bem portuguesa”: o pinheiro manso e o freixo. Em parceria com a biblioteca, os promotores do evento entenderam que a atividade deveria ser coroada com a leitura de uma história, na biblioteca, alusiva à temática da floresta. Perante uma plateia interessada e atenta foi lida pelo professor bibliotecário a história “Uma Nova Camada de Folhas”, retirada da coleção Biblioteca de Valores.
Dia das Bibliotecas Escolares
Nas Bibliotecas do 1.º ciclo, Arraial e Souto, também se festejou o Dia das Bibliotecas Escolares.Os alunos participaram no passatempo "descobre a personagem...". Houve, também, uma exposição de livros existentes nas bibliotecas e ainda a divulgação do Dia das Bibliotecas Escolares, na Rádio Clube da Feira, pelos professores bibliotecários.
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Dia das Bibliotecas Escolares
Inserido no mês das Bibliotecas
Escolares, comemorou-se no dia 28 de outubro, o Dia das Bibliotecas Escolares
com duas iniciativas que mereceram dos nossos alunos uma atenção redobrada, a
julgar pelo número elevado de participantes. Com uma dessas iniciativas
pretendia-se que os alunos criassem um slogan que publicitasse a biblioteca,
enquanto que a outra apelava a um conhecimento mais profundo dos livros e das
histórias, algumas delas lidas já pelos alunos em contexto de sala de aula.
Neste concurso/passatempo os alunos teriam de adivinhar o(s) livro(s) de onde
haviam sido retiradas determinadas páginas expostas num placard, numa rúbrica
denominada “Página Procura Livro”. Com a ajuda dos nossos alunos todas as
páginas encontraram os respetivos livros… e viveram felizes para sempre.
Aqui deixamos as frases e os
vencedores das iniciativas.
A biblioteca é um sítio tão interessante quanto mágico. É uma autêntica
aventura. Autor desconhecido
Quando entramos na biblioteca sentimos uma onda de sabedoria e alegria.
Mariana 6.ºA
A biblioteca é um lugar onde podemos ler, escrever e sobretudo
aprender! É fantástica! Marisa Carvalho 6.ºA
"Página procura livro":
"Página procura livro":
2.º ciclo – Mafalda Guimarães, 6.ºA
3.º ciclo – Gabriela Moreira, 9.ºD
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Dia das Bibliotecas Escolares
A 28 de outubro comemorou-se o Dia da Biblioteca Escolar. Nas bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe desenvolveram-se algumas atividades cuja finalidade era (re)lembrar aos alunos o importante papel que as bibliotecas têm no seu desenvolvimento enquanto alunos. Assim, e englobadas no mês das Bibliotecas Escolares, selecionaram-se três atividades que contaram com a participação de muitos alunos.
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Dia da Alimentação
No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia mundial da Alimentação. Esta comemoração teve início em 1981 e é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma data importante para consciencializar a opinião pública sobre as questões da nutrição e da alimentação. Nas bibliotecas do agrupamento de Argoncilhe este dia foi comemorado com uma exposição de livros cuja temática era a alimentação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



