segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Visita da Escritora Manuela Mota Ribeiro

     
Tivemos, mais uma vez, a presença da escritora Manuela Mota Ribeiro, na EB/JI de Souto, Nogueira da Regedoura. Desta vez a Escritora apresentou de forma bastante interessante o conto “O Kiko, o dentinho de leite” e a “ Rosinha, uma ursinha feliz”. Além disso abordou também outros contos, mas de forma mais superficial. No final da apresentação, os alunos colocaram questões à escritora e houve uma sessão de autógrafos.
Foi um momento muito agradável e importante para a promoção da leitura!...













O Dia da Floresta Autóctone


 Plantar leituras e histórias

No passado Sábado, dia 23 de novembro, comemorou-se o dia da floresta autóctone. Na EB de Argoncilhe, e por iniciativa do Clube Eco-Escolas, a data foi assinalada no dia 25 de novembro, através da plantação de duas árvores de origem “bem portuguesa”: o pinheiro manso e o freixoEm parceria com a biblioteca, os promotores do evento entenderam que a atividade deveria ser coroada com a leitura de uma história, na biblioteca, alusiva à temática da floresta. Perante uma plateia interessada e atenta foi lida pelo professor bibliotecário a história “Uma Nova Camada de Folhas”, retirada da coleção Biblioteca de Valores.







Dia das Bibliotecas Escolares


Nas Bibliotecas do 1.º ciclo, Arraial e Souto, também se festejou o Dia das Bibliotecas Escolares.Os alunos participaram no passatempo "descobre a personagem...". Houve, também, uma exposição de livros existentes nas bibliotecas e ainda a divulgação do Dia das Bibliotecas Escolares, na Rádio Clube da Feira, pelos professores bibliotecários.







quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dia das Bibliotecas Escolares


Inserido no mês das Bibliotecas Escolares, comemorou-se no dia 28 de outubro, o Dia das Bibliotecas Escolares com duas iniciativas que mereceram dos nossos alunos uma atenção redobrada, a julgar pelo número elevado de participantes. Com uma dessas iniciativas pretendia-se que os alunos criassem um slogan que publicitasse a biblioteca, enquanto que a outra apelava a um conhecimento mais profundo dos livros e das histórias, algumas delas lidas já pelos alunos em contexto de sala de aula. Neste concurso/passatempo os alunos teriam de adivinhar o(s) livro(s) de onde haviam sido retiradas determinadas páginas expostas num placard, numa rúbrica denominada “Página Procura Livro”. Com a ajuda dos nossos alunos todas as páginas encontraram os respetivos livros… e viveram felizes para sempre.

Aqui deixamos as frases e os vencedores das iniciativas.

A biblioteca é um sítio tão interessante quanto mágico. É uma autêntica aventura. Autor desconhecido

Quando entramos na biblioteca sentimos uma onda de sabedoria e alegria. Mariana 6.ºA

A biblioteca é um lugar onde podemos ler, escrever e sobretudo aprender! É fantástica! Marisa Carvalho 6.ºA

"Página procura livro":


2.º ciclo – Mafalda Guimarães, 6.ºA

3.º ciclo – Gabriela Moreira, 9.ºD





quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dez+a+fio novembro

Semana do Halloween


O nosso cartaz do Dia das Bibliotecas Escolares

Dia das Bibliotecas Escolares

A 28 de outubro comemorou-se o Dia da Biblioteca Escolar. Nas bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe desenvolveram-se algumas atividades cuja finalidade era (re)lembrar aos alunos o importante papel que as bibliotecas têm no seu desenvolvimento enquanto alunos. Assim, e englobadas no mês das Bibliotecas Escolares, selecionaram-se três atividades que contaram com a participação de muitos alunos.


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dia da Alimentação

No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia mundial da Alimentação. Esta comemoração teve início em 1981 e é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma data importante para consciencializar a opinião pública sobre as questões da nutrição e da alimentação. Nas bibliotecas do agrupamento de Argoncilhe este dia foi comemorado com uma exposição de livros cuja temática era a alimentação.


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Bibliodescoberta

     Durante o mês de setembro e outubro realizou-se em todas as Bibliotecas Escolares do Agrupamento a atividade  "Bibliodescoberta". Com esta atividade os alunos, tomaram conhecimento do funcionamento, assim como de algumas regras que terão de cumprir na Biblioteca. Foi-lhes dito, também, que a Biblioteca é um local onde os alunos podem usufruir, não só da leitura e da requisição de exemplares, como também, da pesquisa, visualização de filmes, realização de trabalhos, atividades realizadas na BE…
    Convidam-se, portanto, todos os alunos e comunidade educativa em geral, a visitarem as Bibliotecas Escolares do Agrupamento (BE de Argoncilhe; BE de Arraial, Sanguedo e BE de Souto, Nogueira da Regedoura).