O dia da Europa ou dia da União Europeia é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa (ou à União Europeia) no dia 9 de Maio. Este dia é juntamente com a bandeira, o hino, e o euro um dos símbolos da identidade comum da União Europeia.
Na nossa escola, o dia foi assinalado com uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos do 7ºano.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Boas-vindas aos alunos do 4º ano
Mais uma vez, tal como aconteceu nos anos anteriores, os alunos do 4º ano, de todas as escolas do 1º ciclo do agrupamento de escolas de Argoncilhe,visitaram a escola sede, numa iniciativa do SPO, à qual, a biblioteca aderiu.
Esta atividade visa dar a conhecer aos alunos, alguns espaços/serviços que serão "seus" no próximo ano.
A BE foi um dos locais visitados pelos alunos do 4ºano,onde ouviram algumas histórias e conselhos sobre o bom funcionamento deste espaço.
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Encontro com o escritor/ilustrador Tiago Salgueiro
No dia 3 de maio os alunos da EB/JI de Arraial, Sanguedo contaram com a presença do autor e ilustrador Tiago Salgueiro, na Biblioteca da Escola. O Escritor apresentou aos alunos, alguns dos seus livros: “Anedotas da escola ilustradas”; “Anedotas de animais ilustradas”; “Anedotas de elefantes” e também alguns livros da coleção Pipim. No final da atividade, os alunos tiveram a possibilidade de participar numa pequena sessão de autógrafos, realizada pelo escritor.
Todos os alunos participaram na atividade com agrado. Estiveram, também, a assistir à sessão, alguns alunos dos JI de Candal e Igreja.
No dia 17 de maio, voltamos a contar com a presença do escritor na EB/JI do Souto.
No dia 17 de maio, voltamos a contar com a presença do escritor na EB/JI do Souto.
terça-feira, 30 de abril de 2013
O 25 de abril na nossa escola
A revolução de abril comemorou-se na nossa escola no dia 26, com a projeção na biblioteca de vários trabalhos, em powerpoint, realizados pelos alunos do 9º ano, e a exposição de livros alusivos ao tema. Também na sala do aluno pôde ser visionado o filme "Capitães de Abril", que conta, de forma romanceada, os acontecimentos que marcaram o dia da liberdade.
Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital
Realizou-se no passado dia 24 de abril, na cidade de Espinho, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Uma vez mais, a nossa escola esteve representada com três alunas do 3.º ciclo. Carolina Brito, do 7.º C, Ana Rita Rocha e Beatriz Henriques, do 9.º A.
23 de abril - DIA MUNDIAL DO LIVRO
O Dia Mundial do Livro foi comemorado na BibliotecAnimada com o lançamento de um Passaporte de Leitura especial. Todos os alunos que requisitassem um livro para leitura domiciliária, habilitavam-se a magníficos prémios, recebendo... livros. Para tal deveriam preencher o passaporte com os dados constantes na capa do livro, incluindo o n.º de quilómetros percorridos (páginas lidas), bem como um necessário resumo da leitura efetuada.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Concurso "A melhor frase sobre a importância da leitura"
Algumas das frases vencedoras do
concurso realizado, nas Escolas do 1º ciclo, durante a semana da leitura:
“ A melhor frase sobre a importância da
leitura”
- A leitura é uma
coisa maravilhosa e mágica.
- Ler é muito
bom…podemos entrar na história e no mundo da fantasia.
- Ler é a melhor coisa do mundo.
- Ler é viajar, é
aprender, é divertido.
- Na leitura
encontramos um universo de respostas às nossas perguntas.
- Ler é muito importante, faz-nos crescer, faz-nos sonhar,
faz-nos voar…
- A leitura alimenta
a sabedoria.
- A leitura é muito
importante na nossa vida, dá-nos cultura e informação.
- Ler é descobrir
mundos escondidos no papel.
- A leitura é como um petisco, boa a qualquer hora.
- Ler é viajar, é ver o mundo sem sair do lugar.
- Ler é…
Texto Dramático - Leandro, Rei da Helíria
Atividade realizada no decorrer do mês de abril, com turmas do 7.º ano, no âmbito das aulas de português, cuja temática se centrou no texto dramático. Houve oportunidade, ainda, para uma leitura dramatizada de um excerto da peça "Leandro, Rei da Helíria", de Alice Vieira.
Semana da Leitura 2012-2013
No decorrer da Semana da Leitura, que se realizou de 11 a 15 de março de 2013, muitas foram as atividades proporcionadas pela biblioteca escolar e pela sua equipa, contando, em algumas delas, com a parceria do Departamento de Línguas. Entre elas, cumpre destacar: a visita do escritor Anthero Monteiro, a leitura encenada das"Naus de Verde Pinho", o "Concurso de Leitura", "Testemunhos de Leitura", "O Silêncio das Palavras", atividade para a comunidade educativa, realizada no último dia da Semana da Leitura, à noite e, ainda, a rubrica "Navegar - Leituras e Partituras", direcionada ao pessoal docente do agrupamento.
terça-feira, 2 de abril de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)




